XtGem Forum catalog
Tags: a5s

Engenharia Contra Incêndio: Prevenção Na Indústria Blog


Em caso de incêndio, a ventilação mecânica da escada pressurizada impede que a fumaça se propague e assim facilita a saída das pessoas e evita as possíveis intoxicações que podem até levar a morte por asfixia. Definindo-se os sistemas, é preciso fazer o dimensionamento, as plantas de representação dos sistemas e outros detalhes necessários. Neste momento é importante apontar as características técnicas dos equipamentos, plano de emergência, memórias de cálculos, etc. É nessa etapa que se faz o levantamento de toda a documentação necessária para aprovação pelo Corpo de Bombeiros. Uma das exigências que faz parte deste documento é a utilização de sinalização de saídas e rotas de fuga, iluminação de emergência, distribuição e fácil acesso aos extintores, hidrantes e um sistema de detecção e alarme de incêndio que esteja atuante. Nos países desenvolvidos a "Segurança contra Incêndio" é considerada uma ciência, sendo estudada com profundidade e aplicada no cotidiano das pessoas e das empresas. Já no Brasil, o assunto prevenção e incêndio é alvo de pouco estudo, não havendo disciplinas suficientes para o aprimoramento e aplicação.

  • Caso ocorra um óbito por causa de negligência no plano de prevenção e combate a incêndios, o administrador pode responder civil e criminalmente.
  • Sim, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, prevê algumas regras que devem ser consideradas em todo o território nacional em relação à prevenção de incêndios em edifícios.
  • É importante ressaltar que o PPCI não é um mero cumprimento de normas do Corpo de Bombeiros para conseguir o alvará de funcionamento.
  • Em casos assim, o brigadista realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue.
  • Por isso, reúna a sua equipe periodicamente para debater sobre os tipos de incêndios, as medidas preventivas, o PPCI e muito mais.
  • Dessa forma, é responsabilidade de todas as empresas adotarem medidas claras para prevenir e conter possíveis incêndios.

Esta comunicação pode ser feita por meio de telefones, quadros sinópticos, interfones, sistema de alarme, rádios e/ou sistemas de som interno. A ABNT NBR fornece os requisitos para a formação de brigadas de incêndio em edificações. Essa norma tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos para compor, formar, implantar e reciclar uma brigada de incêndio. No Brasil, está descrita na Normas Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho, além de Leis Estaduais e Municipais, sendo essas uma importante ferramenta que tem sido utilizada para evitar os acidentes envolvendo fogo. Ao  investir em um sistema de prevenção a incêndios é importante estar atento à sua manutenção preventiva.

A Importância Das Normas De Prevenção E Combate A Incêndios


A elaboração do plano PPCI deve ser realizada por um profissional habilitado que possui o credenciamento junto ao Conselho do CREA. Esse profissional deve ser registrado e possuir curso superior para estar apto a realizar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, um laudo que tem como objetivo definir os responsáveis técnicos por uma determinada obra ou prestação de serviço. O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, que certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndios. O PAE precisa ser criado, implementado e, principalmente, mantido, para garantir que surtirá efeito em caso de incêndio.

Por conta disso, é importante seguir todas as instruções normativas do corpo de bombeiros. O plano de emergência deve fazer parte dos treinamentos de capacitação, treinamentos periódicos e reuniões ordinárias das equipes de emergências da planta. Os integrantes das equipes de emergências devem, conforme necessário e/ou possível, proceder ao controle da emergência, inclusive auxiliando os bombeiros, quando da chegada destes, conforme treinamento específico dado aos integrantes das equipes de emergências. Deve ser providenciada a proteção contra intempéries, alimentação, hidratação, higiene e segurança na proteção do patrimônio das pessoas contra ação de vândalos e saqueadores, de forma a garantir a segurança e o conforto para as pessoas removidas.

Check List: Itens Básicos Da Segurança Contra Incêndio Em Condomínios


Para obter o AVCB é preciso desenvolver um Projeto de Segurança Contra Incêndio, através de um engenheiro, que irá incluir todas as medidas que devem ser tomadas, além dos equipamentos que precisam ser instalados. página com mais detalhes condomínios residenciais que o AVCB esteja em dia. Por outro lado, para aqueles condomínios que não cumprirem o que está previsto na lei, advertências ou multas estão previstas como penalização. Domine as novas leis e atualizações de legislações e evite qualquer tipo de surpresa.
  • Muitas vezes, esses eventos transformam-se em tragédias e geram prejuízos milionários para as empresas.
  • Ela entrou em vigor em 2019 e cobra dos condomínios residenciais que o AVCB esteja em dia.
  • Para que esse tipo de problema seja amenizado ou evitado, a melhor opção é optar por mecanismos que podem dificultar o descontrole do princípio de incêndio, alertando com maior velocidade sobre o foco do problema e facilitando, se necessário, a fuga dos usuários do edifício.
  • Todo projeto da construção deve ter como objetivo garantir a funcionalidade do local e também a segurança total da estrutura e das pessoas que utilizarão o espaço.
  • Depois, com o treinamento finalizado, o condomínio recebe um atestado e deve realizar simulados a cada seis meses, além da reciclagem anual.



Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE